sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Leões - Marinhos


O leão-marinho é um animal mamífero que vive em zonas de baixas temperaturas. Alimenta-se de peixes como (cherne …) e de moluscos.
Estes animais recebem este nome porque os machos adultos têm uma pelagem diferente das fêmeas.Os machos adultos têm uma juba como os leões, têm o rugido grave e assim sendo acabam por serem chamados de leões.
A gestação de uma fêmea dura em torno de 12 meses. Os filhos chegam a medir 40cm e pelo facto de nascerem em terra, só aprendem a nadar depois de 2 meses de vida.
A espécie dos leões-marinhos já esteve muito próxima de desaparecer. Entre 1917 e 1953, mais de meio milhão destes animais foram abatidos por caçadores em busca da sua gordura e do seu couro, usado principalmente na confecção de casacos. Com a proibição da caça, esses animais que chegam a pesar 300 quilos e atingir 3 metros de comprimento. Mesmo assim, ainda sofrem com a poluição das águas e principalmente, com a pesca realizada com redes.
Existem várias espécies de leões-marinhos, algumas delas são domesticadas pelos jardins zoológicos de todo o mundo para fazerem espectáculos de animação. O leão-marinho da Patagónia, e o leão-marinho da Califórnia são exemplos de espécies que se podem domesticar.
O seu maior devastador é o homem, a seguir as baleias, e depois os tubarões.
Na altura do acasalamento, os machos lutam com outros machos por um churros.

Tartarugas Marinhas


As tartarugas marinhas são animais solitários e possuem uma audição, visão e o olfacto desenvolvidos, além de uma grande capacidade de orientação.
As tartarugas marinhas medem dois metros de comprimento e pesam 600kg. As tartarugas marinhas podem ser vegetarianas, carnívoras e omnívoras, elas alimentam se de águas vivas e de sua fauna acompanhante.

Infelizmente muitas vezes elas confundem sacos plásticos ou celofane com água vivas e morrem por indigestão. A sua boca não possui dentes, somente mandíbulas com bordas afiadas. Elas podem dormir na superfície quando estão em águas profundas ou quando estão no fundo do mar, sob as rochas e em áreas aproximadas da costa.

O acasalamento com a fêmea começa escolhendo o macho para namorar e inicia se com mordidas no pescoço e nos ombros. Uma fêmea pode realizar em média de três a cinco desovas para uma temporada de reprodução com intervalos médios de 10 a 16 dias. No Brasil as desovas acontecem entre os meses de Setembro e Março, os filhotes rompem os ovos e nascem após 45 a 60 dias de incubação em média. Eles podem ser atraídos pelas luzes das estradas, dos hotéis na beira da praia o que faz com que eles morram.
Todo o ano as tartarugas marinhas vão á praia para deixar lá os seus ovos, muitas vezes os seus filhotes são capturados por predadores, como por exemplo, caranguejos, abutres, polvos e peixes. Os seus filhotes deixam os seus ovos na mesma praia em que eles nasceram. Normalmente de cada cem filhotes apenas um consegue sobreviver.

Espécies de tartarugas marinhas:

~> Cabeçuda
~> De pente
~>Verde
~> Olívia
~>De Coura
~>Flatback
~>Loura ou Kemps Ridley

Golfinhos


Os golfinhos são animais mamíferos cetáneos que pertencem á família Delphinidae (mas a espécie mais comum é a Delphinus dephis). São adaptados para viverem no meio-aquático. Existem pelo menos 37 espécies conhecidas de golfinhos (os de água doce e de água salgada).
Estes animais conseguem saltar cerca de cinco metros de altura, podem nadar com uma velocidade de 40 km/h e mergulham com grandes profundidades. A sua alimentação é feita á base de peixes e lulas. Geralmente vivem de 25 a 30 anos e dão um filhote de cada vez. Vivem em grupos são animais sociáveis, não só entre eles mas também com outros animais e até mesmo pessoas Humanas.
A sua inteligência é motivo de muitos estudos por porte dos cientistas. É possível treina-los e executarem inúmeras tarefas. São muito brincalhões porque nenhum animal (á excepção do Homem) tem uma variedade de comportamentos ligados ás actividades biológicas básicas (como a alimentação e reprodução). Têm o sentido de orientação por ecos, que utilizam para nada entre os obstáculos ou mesmo para caçar as suas presas.